Em Istambul, Brasil vence amistoso contra Turquia

Publicado em: 03/07/2017 17:29

A seleção brasileira feminina de vôlei conseguiu mais uma vitória na preparação para o Grand Prix. Nesta segunda-feira (03.07), o Brasil venceu uma partida amistosa contra a Turquia por 3 sets a 0 (25/23, 25/18 e 25/9), em 1h10 de jogo, em Istambul. As equipes ainda disputaram mais dois sets com uma vitória para cada lado. As donas da casa venceram a quarta parcial por 25/22 e as brasileiras devolveram o placar no quinto set levando a melhor também por 25/22.

Brasileiras e turcas ainda disputarão mais um amistoso nesta terça-feira (04.07), às 12h30 (horário de Brasília), em Istambul. Será o último desafio do time verde e amarelo antes da estreia no Grand Prix.

As brasileiras estrearão na competição mundial na próxima sexta-feira (07.07) às 13h30 (horário de Brasília) contra a Bélgica em Ancara, na Turquia. O time verde e amarelo é o atual campeão da competição e luta pelo 12º título.

A central Carol se destacou e foi a maior pontuadora do confronto, com 13 acertos. A oposta Tandara, com 10 pontos, também pontuou bem pelas brasileiras. Pelo lado da Turquia, a atacante Nur foi a maior pontuadora, com sete acertos.

A central Carol fez uma análise da partida e comentou sobre o desempenho das brasileiras contra a Turquia.

“Foi um bom teste. A Turquia tem uma equipe nova e elas estão começando a se entrosar. O mais importante foi termos conseguido ganhar ritmo de jogo contra uma equipe de qualidade. Também foi interessante porque o Zé Roberto colocou todas as jogadoaras em quadra durante os cinco sets. Sabemos que precisamos jogar o maior número possível de jogos antes da estreia”, disse Carol.

O treinador José Roberto Guimarães  falou da importância do resultado na preparação do Brasil para o Grand Prix.

“O importante é que todas as jogadoras participaram da partida e ganharam ritmo de jogo para o Grand Prix. Temos um grupo novo e precisamos que elas joguem o maior número de partidas possíveis antes da nossa estreia contra a Bélgica. Amanha teremos mais uma oportunidade novamente contra a Turquia”, explicou José Roberto Guimarães.

O Brasil viajará na quarta-feira (05.07) para Ancara, onde disputará a primeira etapa do Grand Prix de sete a nove de julho e o time verde e amarelo terá como adversários a Bélgica, a Sérvia e a Turquia. 

O JOGO

O Brasil fez os três primeiros pontos da parcial. Bem no saque, a Turquia cresceu de produção e virou o marcador (7/4). Com uma bola de segunda, as turcas seguraram a vantagem no marcador (10/7). Quando as donas da casa fizeram 11/7, o treinador José Roberto Guimarães parou o jogo. Bem nos contra-ataques, as brasileiras empataram (12/12). Com um ponto de saque da central Bia, o time verde e amarelo virou o placar (13/12). O saque da equipe do treinador José Roberto Guimarães passou a dificultar a recepção turca e a diferença no placar aumentou para três pontos (16/13). A Turquia voltou a sacar com eficiência e diminuiu a vantagem no marcador para um ponto (20/19).  O final da parcial foi disputado ponto a ponto. As brasileiras seguraram a vantagem e venceram o primeiro set por 25/23.

Numa boa sequência de saques da ponteira Natália, o Brasil fez 4/1 no início do segundo set. A Turquia cresceu de produção e empatou (4/4). Com dois pontos seguidos da central Bia, as brasileiras abriram três pontos (9/6). Bem no saque e no bloqueio, o time verde e amarelo aumentou a vantagem no marcador para seis pontos (14/8). Quando as brasileiras fizeram 17/8, o treinador da Turquia, Giovanni Guidetti, pediu tempo. Mesmo com a paralização, o Brasil dominou a parcial até o final e venceu o segundo set por 25/18.

O Brasil fez os nove primeiros pontos da terceira parcial. Com um ponto de contra-ataque da ponteira Rosamaria, as donas da casa fizeram 11/4. Numa bola de segunda da levantadora Roberta, o time verde e amarelo chegou a 11 pontos de vantagem (16/5). Numa boa sequência de saques da ponteira Rosamaria, o Brasil se aproximou do resultado positivo. As brasileiras dominaram a parcial até o final e venceram o terceiro set por 25/9.

Sets extras

No quarto e no quinto sets o treinador José Roberto Guimarães testou uma nova formação com a levantadora Naiane, a oposta Monique, as ponteiras Amanda e Drussyla, as centrais Mara e Adenízia e a líbero Gabi. Nas inversões entraram a oposta Edinara e a levantadora Roberta. As duas parciais foram equilibradas  com vitória das turcas no quarto por 25/22 e das brasileiras no quinto devolvendo o placar (25/22).

 EQUIPES: 

Brasil – 
Roberta, Tandara, Natália, Rosamaria, Carol e Bia. Líbero – Suelen 
Entraram – Naiane, Monique, Amanda e Adenízia 
Técnico – José Roberto Guimarães

Turquia –  Kubra, Ezgi, Hande, Nur, Fatma e Meryem. Líbero – Melis 
Entraram – Gizem, Seyma, Gamze, Polen, Meliha, Yurtdagulen
Técnico – Giovani Guidetti

Grand Prix

1ª semana – Ancara (Turquia)

07.07 – Brasil x Bélgica, às 13h30 (horário de Brasília) 
08.07 – Brasil x Sérvia, às 10h30 (horário de Brasília) 
09.07 – Brasil x Turquia, às 13h30 (horário de Brasília)

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais